sábado, 11 de dezembro de 2010

Saneamento Básico no Brasil

Atualmente um dos problemas ambientais mais preocupantes no Brasil é a questão do saneamento básico.

Pode-se notar uma falta de investimentos em itens tão fundamentais para a população como o saneamento básico, pois esta questão é garantida em lei (LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico), porém o que se nota é uma falta, e principalmente um descaso nestes investimentos.

Com a falta de uma política de saneamento básico eficaz que atenda a maioria da população brasileira, tem-se uma série de outros problemas que acabam ficando mais caro para a administração pública, como por exemplo as questões de incidência de doenças.

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) “considera a falta de saneamento adequado um dos mais sérios problemas ambientais e sociais que afetam os municípios brasileiros, refletindo no quadro epidemiológico com altos índices de mortalidade infantil e alta incidência de várias doenças como dengue, esquistossomose, doença de Chagas, malária, diarréias, verminoses entre outras”.

Contudo, pode-se avaliar que as políticas voltadas para esta questão deveriam ser levadas mais a sério, e melhoradas, pois, apesar do pouco que já se fez, ainda tem muito o que melhorar.





Referências:

___BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Avaliação de impacto na saúde das ações de saneamento: marco conceitual e estratégia metodológica. Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.



___BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual prático de análise de água. 2ª ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006.



___BRASIL. LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em 23/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário