sábado, 11 de dezembro de 2010

Os Principais Problemas da Gestão do Serviço de Limpeza Urbana de uma Cidade

O tema da limpeza urbana está assumindo papel de destaque entre as crescentes demandas da sociedade brasileira e das comunidades locais. Seja pelos aspectos ligados à veiculação de doenças e, portanto, à saúde pública; seja pela contaminação de cursos d'água e lençóis freáticos, na abordagem ambiental; seja pelas questões sociais ligadas aos catadores ¬ em especial às crianças que vivem nos lixões ¬ ou ainda pelas pressões advindas das atividades turísticas, é fato que vários setores governamentais e da sociedade civil começam a se mobilizar para enfrentar o problema, por muito tempo relegado a segundo plano.

Há quem diga que o estado de limpeza de um município reflete o grau de civilização de seus habitantes e a eficiência de seus administradores. Nas duas últimas décadas, o Brasil mudou muito. As cidades tiveram um crescimento acelerado e muitas vezes desordenado e, ao mesmo tempo, as mudanças econômicas e tecnológicas alteraram os hábitos de consumo dos cidadãos, gerando o aumento e a diversificação do volume dos resíduos sólidos e da sua composição qualitativa, implicando ainda, no surgimento de hábitos prejudiciais ao bem-estar social que favorecem a progressiva degradação da qualidade de vida e ambiental devido ao grande descaso em relação aos dejetos produzidos.

No município de Goiatuba-GO tem-se um serviço de limpeza urbana realizado pela Prefeitura do município, até poucos tempos atrás Goiatuba (que fica na região Sul de Goiás) era considerada a “Princesinha do Sul”, pois foi considerada uma das cidades mais limpas do estado de Goiás, atualmente as coisas não estão indo como já foi um dia, porém o serviço é considerado bom, os principais problemas da limpeza urbana encontrados segundo os responsáveis pelo setor são: a capacitação de agentes municipais responsáveis pelos serviços de limpeza urbana e a existência de um referencial técnico para auxiliá-los na preparação e implementação dos seus programas de resíduos sólidos.



Fontes: http://www.resol.com.br/cartilha4/apresentacao/apresentacao.php. Acesso em 27/11/2010

http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/175. Acesso em 27/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário