segunda-feira, 5 de julho de 2010

Problema Ambiental do Município de Goiatuba-Goiás

Descarte de embalagens usadas de lubrificantes diretamente no lixão do município.

Por Rafael Oliveira Silva

CT - Câmara Técnica: Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos
GT - Grupo Técnico: Embalagens de Óleos Lubrificantes Usadas
Este problema e frequente em Goiatuba, todos os dias centenas de embalagens vazias de lubrificantes são jogadas nos lixos comuns e vão parar diretamente no lixão do município, tal município se quer tem um aterro sanitário, e nem uma empresa especializada para recolher estas embalagens e fazer a devida reciclagem ou destino final destas embalagens. Achei interessante esse assunto é descobri que o objetivo principal dos Grupos Técnico (GTs) é intercambiar, interagir e trocar informações e conhecimentos, como também sensibilizar, mobilizar e debater sobre temas e aspectos específicos de interesse da população em geral.
Pude notar que conforme a ABNT NBR 10.004 - Resíduos Sólidos- Classificações, das embalagens plásticas e baldes contendo residual de óleo lubrificante, são classificadas como classe I- perigosos, por apresentar características de toxicidade e, essa periculosidade induz a conscientização de que o descarte no lixo comum é uma prática que deve ser abolida, pela possibilidade de causar danos ao meio ambiente e a saúde pública. A redução do descarte no lixo comum e o incentivo à coleta seletiva e reciclagem das embalagens plásticas usadas trazem uma série de benefícios à sociedade, tais como: o aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia e de recursos naturais, entre outros.
Tal GT está discutindo sobre este problema ambiental e ajudando a descobrir soluções para este problema, isso e extremamente importante, pois tal problema ocorre em diversos municípios do Brasil e está poluindo cursos d’águas, solo, lençóis freático entre outros.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário