segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ciclos Biogeoquímicos

Por Rafael Oliveira Silva

Arrébola (2009) cita que ciclos biogeoquímicos são processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Os ciclos estão intimamente relacionados com processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geológico (aqui referido como um conjunto dos processos responsáveis pela formação e destruição dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrológico e ciclo das rochas) é valioso para o conhecimento e compreensão de nosso ambiente, que é intimamente relacionado aos processos físicos, químicos e biológicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material perigoso, como a gasolina, que vazou para o subsolo, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, rochas e água deveriam ser entendidas. Essa compreensão ajudaria a responder perguntas como: Quão séria foi a contaminação? Quanto o contaminante poderá mover-se? Quanto o dano ambiental poderá ser minimizado?
Os ciclos mais importantes são:
• Ciclo da água
• Ciclo do carbono
• Ciclo do oxigênio
• Ciclo do nitrogênio
O homem através de suas ações interage consideravelmente em todos os ciclos biogeoquímicos. Isso traz uma série de problemas ambientais.
O homem ao interferir nos processos biogeoquímicos, o processo passa a ser acíclico. Para tanto, ocorre sérios desequilíbrios ao meio ambiente.
O homem afeta o ciclo da água de duas formas:
• Qualitativamente: Quando polui os corpos d’água, essa poluição pode ser por matérias orgânicas (ex. esgoto doméstico), por metais petróleo (ex. esgotos industriais e derramamentos) e por eutrofização (excesso de nutrientes - compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio- numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas);
• Quantitativamente: com o mau uso dos recursos hídricos (ex. desperdícios na agricultura, residências e indústrias).

Quando ocorre um desperdício de água nas indústrias (através dos processos de produção) isso afeta diretamente o ciclo da água, tal ciclo é afetado também quando existe uma contaminação dos mananciais de água.
Outra forma que o homem afeta os ciclos biogeoquímicos é através da destruição da camada de ozônio com a emissão de poluentes (especialmente o CFC - Clorofluorcarboneto), isso provoca o aquecimento global que afeta o CICLO DO CARBONO E DO OXIGÊNIO.
As queimadas na floresta amazônica, provocadas pela criação de áreas de pastagem, exploração da madeira e agricultura familiar, causam alterações nos ciclos biogeoquímicos (os percursos realizados no meio ambiente por um elemento químico) e afeta ainda mais o clima da região.


Referências Bibliográficas

ARRÉBOLA, Roberto Tadeu. Ciclos Biogeoquímicos. Adaptado do site http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/ciclos-biogeoquimicos. Acesso em 05/04/2010.

6 comentários:

  1. muito obrigada pela informação ajdou mto

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, bem explicativo. :)

    ResponderExcluir
  3. VOCÊ É UM CARA ESTRANHO. NO QUE VOCÊ TRABALHO, FILHO QUERIDO?
    BJOS NÓS PESSOAS MARAVILINDAS :)

    ResponderExcluir
  4. nao gostei nao mas e muito bom!!!!kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael,
    Meu nome é Rose, faço um curso Técnico em Controle Ambiental.
    Gostei muito do seu resumo, me ajudou bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir