sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MARKETING VERDE E O TURISMO

    Por Rafael Oliveira Silva

   O termo marketing verde refere-se aos instrumentos mercadológicos utilizados para explorar os benefícios ambientais proporcionados por um produto. Os benefícios ambientais mais valorizados são aqueles que contribuem para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta. Como a sustentabilidade dos recursos naturais necessários para a produção de bens destinados ao consumo humano implica mudanças quantitativas e qualitativas da oferta e da demanda, a utilização do marketing verde pressupõe a idéia de que seja possível criar riquezas com a diminuição de impactos ambientais negativos e a promoção de mudanças sociais que afetem os hábitos de consumo no mercado (GONZAGA, 2005).

   O marketing verde envolve as adoções de políticas ambientais, que vêm desde o início da coleta da matéria-prima até a sua disposição, envolvendo a área de recursos humanos, ciência e tecnologia, educação, enfim, tudo que estiver envolvido com a produção ou a prestação de serviços. O marketing verde é também conhecido como marketing ambiental, ecologicamente correto ou ecomarketing, de forma que são observados em empresas que aplicam métodos ecologicamente corretos ao gerenciamento interno na produção e na prestação de serviço.

O turismo e definido como as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo indeterminado, com fins de lazer, negócios e outros.

O marketing verde e o turismo possuem três dimensões:

• A do meio ambiente - natural e construído;

• A da vida econômica de comunidades e empresas;

• Os aspectos sociais do turismo, em termos de seus impactos sobre culturas locais e turistas e o modo como são tratados os que trabalham na indústria do turismo.



1 O Turismo com Base na Natureza

 

   A atividade turística é caracterizada pela interação do turista com o meio visitado, tanto no âmbito sociocultural quanto no âmbito natural. Daí a importância do desenvolvimento de um turismo sustentável. De acordo com ALMEIDA, FROEHLICH e RIEDL (2000), a definição de turismo sustentável foi desenvolvida para evitar os riscos que a condução inadequada da atividade pode provocar no meio ambiente. Nesse sentido, os impactos da atividade turística no meio ambiente devem ser devidamente estudados.

   Formas sustentáveis de turismo têm potencial para contribuir para a conservação de diversidade biológica dentro e fora de áreas protegidas, assim como promover melhorias na qualidade de vida das comunidades locais e regionais. E desta forma o turismo, visto sob uma nova concepção estratégica, deve ser um conjunto de bens e serviços que promova o desenvolvimento das comunidades locais. Não deve ser considerado somente como a implantação de meios de hospedagem, alimentação e locais de recreação e lazer, mas sim, um conceito que integra o desenvolvimento urbano e rural, criando um novo pólo de desenvolvimento, com investimentos em infra-estrutura urbana/rural, nas vias de acesso e melhores qualidades nos serviços de educação, saúde e segurança.

   Assim, há a necessidade de valorizar e proteger a natureza e sua diversidade biológica, assim como o patrimônio cultural, como a base essencial para o desenvolvimento sustentável do turismo, contribuindo à sua conservação.

 

2 O Ecoturismo

   O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.

   Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentável das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas.

   O ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

   O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como:

• uma forma de praticar turismo em pequena escala;

• uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;

• uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante;

• uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;

• uma prática menos espoliativa e agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.



3 O Marketing-mix Ambiental no Turismo

   Para que houvesse o crescimento do turismo de forma rápida no decorrer dos anos, foi necessária a utilização de um instrumento, o marketing, que inicialmente era aplicado somente na promoção de produtos industriais, sendo utilizado no turismo como uma ferramenta de sobrevivência, transformando-o em um produto que visa atender uma das necessidades fundamentais do ser humano: o lazer.

   O marketing mix é de suma importância para se saber os primeiros passos a serem dados para a divulgação do produto e/ou serviços, estudando-o e analisando-o através dos 4ps: Product (produto), Prices (preços), Promotion (promoção) e Place (distribuição). Cada um com sua específica função, KOTLER (2003, p.288) os classifica da seguinte forma:

   Produto é algo que pode ser oferecido á um mercado com a finalidade de chamar a atenção, seja adquirindo-o, utilizando-o ou consumindo-o com o objetivo de satisfazer o desejo ou uma necessidade. Com relação ao preço, ele é empregado para garantir os objetivos estratégicos da divulgação; a distribuição corresponde as diferentes atividades que se desenvolvem para divulgar os méritos dos produtos e persuadir o público-alvo a comprar; por fim, a promoção/comunicação é considerada o traslado de informações sobre o produto, com um papel absolutamente definido no ato da venda do produto turístico.

   Desta forma, é possível definir a demanda, informar, persuadir, promover e vender o produto ao seu determinado público que busca realizar seus desejos ou necessidades. Assim, usufruindo de forma satisfatória dos serviços oferecidos e obtendo a satisfação desejada no produto adquirido, o próprio público será responsável pela divulgação dos mesmos, da forma mais antiga de se fazer marketing, o famoso boca-a-boca.

   Sabe-se que, para obter o sucesso esperado, o marketing tem que ser bem planejado e organizado, tem que ser trabalhado de forma profissional levando em consideração todas as possibilidades e ter cuidado para que o número de pessoas que procura por tal serviço não exceda o limite suportável do atrativo, por exemplo, pois, os danos causados ao ambiente cultural e principalmente ao ambiente natural podem ser irreversíveis.

   De modo geral, o marketing é uma excelente ferramenta para se vender um determinado produto e/ou serviço. Diante de tas informações conclui-se então, que o marketing é uma forma organizada de se vender um produto ou um serviço, assim, se bem elaborado e planejado, o marketing turístico em um determinado local, com suas atenções voltadas diretamente ao seu público alvo e suas necessidades ou preferências, certamente se terá bons resultados e a localidade será mais procurada pela demanda, gerando renda e desenvolvimento para a região.




REFERÊNCIAS



* ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHLICH, José Marcos; RIEDL, Mário (Org.). Turismo rural e desenvolvimento sustentável. Campinas: Papirus, 2000. (Coleção Turismo).

* GONZAGA, Carlos Alberto Marçal. Marketing Verde de Produtos Florestais: teoria e prática. Curitiba: UNICENTRO, 2005.

* KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário